Clique no nome do componente para visualizar o Currículo Lattes.

Coordenadora
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora adjunto, nível IV, da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e referenciação. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação. Tem publicações em análise de gêneros, com ênfase nos anúncios publicitários. Atualmente, tem publicações também sobre os mecanismos de construção dos sentidos do texto: referenciação, intertextualidade, multimodalidade.
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), com Especialização no Ensino de Língua Portuguesa pela mesma universidade. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutora pela mesma universidade. É professora da Secretaria de Educação do Ceará. Membro do Grupo Protexto e do GETEME, desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto e Argumentação, atuando principalmente em análise dos processos referenciais e estratégias argumentativas. Tem publicações em análise dos processos referenciais e no estudo de gêneros, com ênfase nos anúncios publicitários. Atualmente, se dedica ao estudo das estratégias argumentativas e dos processos referenciais no gênero anúncio publicitário de cosmético.
Profa. Ms. Adriana Paula da Silva Amorim
Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Graduada em Letras pela mesma instituição (2010). Atua como professora-tutora no curso de Letras da UFC na modalidade semipresencial e professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. É membro do grupo Protexto e GETEME. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase em gêneros textuais no ensino de língua materna e uso de ferramentas digitais no ensino. Possui publicações em análise de gêneros com ênfase nos processos de construção dos sentidos no texto e sobre o uso ferramentas da internet no processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita.
Graduada
em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1991), com Especialização em
Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (1999).
Professora de Língua Portuguesa e Espanhol, no Colégio Estadual Liceu de
Caucaia. Exerceu o cargo de professor coordenador de área (PCA). Tem
experiência na área de Educação com ênfase em Linguística e Letras. Possui
formação de tutoria em EaD, pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo Protexto e do GETEME- Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas Metodológicas. Desenvolveu pesquisa na área de
Linguística de Texto e Linguística Aplicada, atuando principalmente em análise
de textos publicitários de sequência injuntiva.
Especialista em Língua
Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará, graduada em Letras pela
Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente, é professora de Língua
Portuguesa e Produção Textual do CPMGEF – Col. da Polícia Militar do Ceará Gen.
Edgard Facó; pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, na área de
Linguística de Texto e Linguística Aplicada, atuando principalmente em análise
de textos publicitários de sequência injuntiva, e membro do Grupo Protexto
e do GETEME - Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas
Metodológicas. Possui formação de tutoria em EaD, pela Universidade
Federal do Ceará. Atuou como tutora na disciplina de Introdução à Linguística,
pela mesma Universidade.
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do
Ceará (1990), com especialização em Literatura Brasileira pela mesma
Universidade e mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceara.
Atua como professora da educação básica pela Secretaria de Educação do Estado
do Ceará em turmas de 3º ano do ensino médio e PRÉ VESTIBULAR do Colégio da
Polícia Militar do Ceará (CPMGEF). Membro do GETEME, desenvolve pesquisa em Linguística de Texto e
Argumentação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as estratégias persuasivas nos
e-mails promocionais.
Graduando em Letras
pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Língua Portuguesa do Colégio
Estadual Liceu do Ceará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação Científica (PIBIC). Atualmente trabalha com estratégias de construção dos sentidos
dos textos do e-mail promocional. Membro
do GETEME, desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto e
Argumentação, atuando principalmente em análise dos processos referenciais e
estratégias argumentativas. Monitor
do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais (2013).
Profa. Ms. Edelyne Nunes Diniz de Oliveira
Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Linguística pelo PPGL/UFC (Apoio CAPES). Possui Graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Ceará/UFC (Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ). Cursa Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto Prominas - Universidade Cândido Mendes - Minas Gerais. É pesquisadora do Grupo de Estudo Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas (GETEME/UFC) e do Grupo de Estudo do Texto e do Discurso (PROTEXTO/UFC). É membro-sócia da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED) e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Dedica-se à pesquisa de gêneros promocionais e propagandísticos, na perspectiva da Análise do Discurso, da Semiolinguística e da Semiótica Social. Tem experiência no Ensino de Língua Portuguesa e Francesa, Literatura Brasileira e Francesa e Produção Textual, na Educação Básica e Superior. Atualmente, paralelo ao trabalho docente, realiza tradução de textos literários e acadêmicos e assessoria linguística.

Graduada em Letras com habilitação em Português e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2013. Foi professora do ensino privado na cidade de Fortaleza, bem como, da rede pública de educação. Foi estagiária dos órgãos: Secretaria Municipal de Educação/ Fortaleza (SME), em que lecionou no cursinho POPFOR- Pré-Vestibular de Fortaleza e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), lotada na coordenadoria de protagonismo estudantil. Atualmente é aluna do curso de Pós-graduação em Linguística da mesma instituição em que se graduou, cursando mestrado.

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 2005, e Pós-Graduada em Letras ? Mestrado em Literatura Brasileira pela mesma instituição, em 2009. Atualmente, é pesquisadora do Arquivo do Escritor Cearense da Universidade Federal do Ceará ? AEC da UFC, desenvolve pesquisa com fontes primárias ? manuscritos, matéria extraída de periódicos, correspondências ? documentos que compõem o Acervo de Moreira Campos, participa do grupo de pesquisa TRADICE, do grupo de estudo GETEME e leciona pela Universidade Aberta do Brasil ? UAB, sistema de ensino à distância, Instituto UFC Virtual.Tem experiência docente em Literatura Brasileira, em Literatura Portuguesa e em Linguística.

Profa. Dra. Socorro Cláudia Tavares de Sousa
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora adjunta III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Lingüística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL).

Profa. Lucineide Matos Lopes
É Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Administração Escolar pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). É Coordenadora Escolar da Rede Estadual de Ensino/ SEDUC-CE.. É membro do Grupo de Estudo Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas (GETEME/UFC). É membro-sócia da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Dedica-se à pesquisa dos gêneros publicitários, estudos da Análise Semiolinguística do Discurso e Multimodalidade. Tem experiência no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Profa. Maria Missiele de Sousa Vieira
Graduanda em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal do Ceará; integrante do Grupo de Estudos Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas: GETEME, vinculado ao Grupo de Pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso/PROTEXTO, da Universidade Federal do Ceará.
Profa. Dra. Abniza Pontes de Barros Leal
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1972) e mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, professor adjunto da Faculdade Integrada do Ceará e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística, lingüística textual, análise do discurso, análise da conversação.
Profa. Dra. Ana Keyla Carmo Lopes
É doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Desenvolveu estágio de doutoramento PDSE no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC). Atualmente, realiza Pós-Doutorado em Linguística, na UFC, vinculado ao Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso Análise e Aplicações - PROFALA. É integrante do grupo de pesquisa: estudos do texto e do discurso - PROTEXTO/UFC, desde 2001, do grupo gêneros textuais: perspectivas teóricas e metodológicas - GETEME/UFC, desde 2007, e do grupo de pesquisa: leitura-escrita: do verbal ao visual - LEV/UECE, desde 2010. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas discursivas e Estratégias de Textualização.
Profa. Ms. Flávia Cristina Cândido de Oliveira
Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e graduação em letras pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente, é doutoranda em Linguística pela UFC. Atua como professora de português e literatura da rede pública estadual e municipal de Fortaleza e na UAB/UFC, modalidade semipresencial da EaD, como professora-tutora. Integrante do subgrupo de pesquisa GETEME, vinculado ao grupo de pesquisa PROTEXTO (UFC). As atividades de pesquisa concentram-se em: estrutura composicional narrativa e argumentativa, estrutura retórico-argumentativa e gêneros textuais.
Profa. Ms. Luciene Silva
Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, formada em Pedagogia e em Letras-Português. Mestre e doutoranda em Linguística pela UFC.
Profa. Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Ceará (1977); MESTRADO em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000); DOUTORADO em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professor adjunto, nível IV, do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará; Coordenadora da área de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, da UFC-Fortaleza/CE; Coordenadora do Programa de Extensão: Iracema, o retrato de Fortaleza, que inclui os projetos: Curso de leitura, conhecendo melhor Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema; Feira de artesanato, um momento com Iracema e Iracema vai à rádio. Também é membro atuante do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/UFC, onde desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, leitura, alfabetização, proposta curricular, bem como, produção oral e escrita.
Profa. Thamyres Barrozo de Paula
Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC na área de Linguística com o projeto: A construção dos sentidos dos gêneros/texto publicitário em páginas do Facebook. Participa do grupo de estudo Protexto e do grupo de estudo GETEME (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui conhecimento nas áreas de Linguística Textual, além de conhecimentos linguísticos da Língua Inglesa.
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, com atuação nos Grupos de Pesquisa em Linguística Tradice e GETEME, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Tem interesse em Linguística Textual, com ênfase em intertextualidade, gêneros textuais, argumentação, visando contemplar aspectos de produção e compreensão textual/discursiva (coesão, coerência e argumentação). Interessa-se também por Análise do Discurso, semiolinguística, perspectivas relacionadas à Linguística Aplicada e estudos sobre intergenericidade e gêneros de configuração híbrida.

Profa. Ms. Aurenívia Ferreira da Silva
Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2002), com Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Ministrou aulas de Língua Portuguesa no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER) e atuou como professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no período de abril de 2007 a abril de 2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Produção Textual e Literatura, e interessa-se particularmente pelo estudo dos gêneros discursivos e de estratégias de textualização. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desde setembro de 2010. Trabalhou como professora e membro do Conselho editorial no Campus Iguatu de setembro de 2010 a setembro de 2014, e compõe atualmente o quadro de professores do IFCE Campus Caucaia, onde atua também como mediadora do Programa Redes de Leituras e Leitores.
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, com atuação nos Grupos de Pesquisa em Linguística Tradice e GETEME, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Tem interesse em Linguística Textual, com ênfase em intertextualidade, gêneros textuais, argumentação, visando contemplar aspectos de produção e compreensão textual/discursiva (coesão, coerência e argumentação). Interessa-se também por Análise do Discurso, semiolinguística, perspectivas relacionadas à Linguística Aplicada e estudos sobre intergenericidade e gêneros de configuração híbrida.

Profa. Ms. Aurenívia Ferreira da Silva
Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2002), com Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Ministrou aulas de Língua Portuguesa no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER) e atuou como professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no período de abril de 2007 a abril de 2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Produção Textual e Literatura, e interessa-se particularmente pelo estudo dos gêneros discursivos e de estratégias de textualização. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desde setembro de 2010. Trabalhou como professora e membro do Conselho editorial no Campus Iguatu de setembro de 2010 a setembro de 2014, e compõe atualmente o quadro de professores do IFCE Campus Caucaia, onde atua também como mediadora do Programa Redes de Leituras e Leitores.
Profa. Dra. Maria Carminda Silvestre
Possui doutorado em Pós-graduação em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa (2004). Atualmente é professora - coordenadora do Instituto Politécnico de Leiria. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em semiótica social, multimodalidade, linguística-sistêmico funcional, discurso da gestão.