No dia 23 de julho de 2013, às 14h30, será realizada a defesa de dissertação de Débora Rodrigues, na sala de defesas do PPGL.
Título: A INTERAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
A pesquisa tem como objetivo analisar a interação entre
produtor/anunciante e leitor/consumidor, por meio de categorias de
análise propostas por estudos da linguagem visual, em exemplares de
gêneros anúncios. Para isso, seguimos a proposta teórica-metodológica de
Kress; van Leeuwen (2006) que, ao estruturarem uma gramática para a
análise de imagens, apontam quatro princípios referentes à interação
interpessoal nos textos não-verbais, os quais
são o contato (pedido, interpelação ou oferta), a distância social
(social, pessoal, íntimo), a atitude (objetividade ou subjetividade) e a
modalidade (valor de verdade). Analisamos uma amostra composta por 40
exemplares de gêneros anúncios e, após a análise, constatamos que a
aplicabilidade das categorias de análise propostas pela teoria se
mostrou produtiva e recorrente em todos os exemplares analisados.
Confirmamos que, como propõe a Gramática do Design Visual, com a
utilização de determinados passos para construir uma imagem há uma maior
facilidade em atingir a interação pretendida com o leitor. Donde se
conclui que a construção e compreensão do texto não-verbal não acontece
simplesmente de maneira intuitiva; existem caminhos, como a utilização
do olhar, enquadramento e perspectiva adequados que, seguidos pelo
produtor e pelo leitor do texto, proporcionam a interação pretendida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388105 - MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA
Interno - 1546929 - JULIO CESAR ROSA DE ARAUJO
Externo à Instituição - NELLY MEDEIROS DE CARVALHO - UFPE
Apenas para reforçar o convite, pois a Débora e eu ficaremos muito felizes com a presença de todos. Além do mais, o tema é interessante e deve trazer contribuições para nossas pesquisas. Abço.
ResponderExcluirMargarete
Com certeza será muitíssimo interessante. Será muito bom ver novamente essa banca reunida e prestigiar o esperado trabalho da Débora, pois torcemos muito por ela. Estudar anúncios publicitários é inesgotável mesmo.
ResponderExcluirParabéns, professora Margarete, por mais um trabalho com essa abordagem. É como disse o prof. Júlio César, a senhora já instituiu uma escola linguística no PPGL, que ganha tradição a cada trabalho defendido, a cada vez que seu nome é mencionado por aí universidade a fora. Adoro seu academicismo pós-moderno!! Bj! Edelyne.